Segunda, 23 Maio 2011 14:13

JUBA - A arte de ministrar para crianças Destaque


JUBA, Jesus Um Baita Amigão, é o nome dado ao Ministério com Crianças na Comunidade da Graça em Guarulhos.

Sua missão é apoiar as famílias no crescimento físico, espiritual e emocional de seus filhos, ajudando no evangelismo, discipulado e na formação de líderes para a próxima geração, oferecendo o ensino da Palavra de Deus através de atividades infantis com criatividade.


Os valores desse ministério estão baseados na palavra "AMIGÃO":



A – amizade

M – muita diversão

 I – intimidade com Deus

G – GCEMs

A – alegria
O – oração


O Ministério Infantil deve ser um mundo lúdico, atraente e divertido para que nossas crianças tenham vontade própria para entrar neste mundo e se aprofundar nas experiências com Deus.

As crianças são as mensagens que enviamos para o futuro e tudo que ela ouve, acaba esquecendo; mas tudo o que ela vê, ela grava e tudo o que ela faz, ela aprende. Por isso, nas ministrações, são usados objetos visuais grandes e muita criatividade para que a criança grave e aprenda os valores de Deus. Encenações de histórias bíblicas são sempre realizadas nos cultos infantis.

Trabalhar com crianças requer a plena consciência de que estamos não só influenciando vidas, mas ajudando a formá-las. “E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura.” Marcos 16.15. “E traziam-lhe meninos para que lhes tocasse, mas os discípulos repreendiam aos que lhos traziam. Jesus, porém, vendo isto, indignou-se, e disse-lhes: Deixai vir os meninos a mim, e não os impeçais; porque dos tais é o reino de Deus. Em verdade vos digo que qualquer que não receber o reino de Deus como menino, de maneira nenhuma entrará nele. E, tomando-os nos seus braços, e impondo-lhes as mãos, os abençoou.” Marcos 10.13-16

Devemos partir em busca de alguns elementos nos quais devemos atentar para ver se realmente estamos no caminho certo. Um deles e o principal é comunicar a Palavra de Deus criativamente e de forma eficaz.

Estudos comprovam que é muito mais atraente o uso de cores e ludicidade que influenciam na aprendizagem e no interesse da criança.

Como Ministério Infantil e sabendo dessa necessidade, o que estamos fazendo? Nós temos que nos adequar ao momento e nos modernizar para que nossas crianças possam captar a mensagem que queremos passar.

Quantas crianças será que lêem a Bíblia todos os dias? É uma prática muito difícil, porém deveria ser freqüente. Muitas delas não têm sua própria Bíblia, e quando tem, mesmo estando na linguagem delas, as mesmas não são motivadas a ler.

Agora imagine quantas crianças assistem pelo menos 30 minutos de desenhos e programas direcionados a elas? E é um absurdo como isso tem influenciado a vida delas, servindo como referencial de vida. Portanto, precisamos sair na frente e conquistá-las!

Palavras chaves para um ministério ser próspero:

PAIXÃO produz mudança de vida (Colossenses 3.23)

ATITUDE mostra nossas escolhas (Mateus 22.37 e Filipenses 4.4)

TRABALHO EM EQUIPE é seguir o MESTRE - Jesus (Eclesiastes 4.9-14)

HONRA é valorizar as pessoas, a começar por nossos líderes, as famílias que atendemos e finalmente as crianças (Romanos 12.10)

 

Diante de tudo o que fazemos existem alguns perigos que podem levar ao fracasso, por exemplo: trabalhar sozinho, falta de conhecimento dos períodos da infância, atitude negativa, ativismo, intolerância e rotina.

Nossos valores são definidos em Deus por sua Palavra. Assim, precisamos ver as crianças como Deus as vê; e maximizar o tempo, pois prestaremos contas da vida delas.





Visto 2551 vezes